quinta-feira, 24 de maio de 2012

Casuar - Uma ave que poucos conhecem

O Casuar (Casuarius casuarius) é o maior membro da sua família e é o segundo pássaro mais pesado na terra. É uma ave ágil, esperta, que corre até cerca de 50 km/h e salta até 1,5m, sem qualquer embalo, num único impulso (embora não pareça). No seu habitat natural vivem em florestas húmidas, florestas de galeria e savanas arborizadas, na Austrália e na Nova Guiné. São animais tímidos, calmos e bons nadadores.



Normalmente, esta espécie varia de 127–170 cm de altura, com as fêmeas em média a pesarem 58 kg e os machos entre 29 e 34 kg. Reconhecem-se pela "crista" córnea que possuem no alto da cabeça, que cresce devagar nos primeiros anos de vida do animal e tem função desconhecida. 



Possuem plumagem dura e rígida, um elmo marrom, rosto e pescoço azul, nuca vermelha e duas "varas" vermelhas penduradas na sua garganta. Os juvenis têm a plumagem marrom com listras longitudinais. Quanto às asas são atrofiadas, não sendo portanto utilizadas para voos, uma vez que estes ao longo da evolução biológica perderam a capacidade de voar, sendo aves corredoras. No seu dedo interno há uma unha desenvolvida, em forma de punhal que é muito perigosa pois uma patada sua pode ocasionar graves ferimentos, podendo até decepar um membro, num único golpe. 


O período de reprodução tende a coincidir com a estação seca. Os machos atraem as fêmeas aos seus territórios que têm cerca de 1 a 5 km2, onde permanecem, acasalam e põem de 3 a 5 ovos de cor verde brilhante. 


Após a postura, as fêmeas abandonam os ninhos e deixam-no aos cuidados do macho, que fica com a obrigação de incubar (durante cerca de 50 dias) e criar os filhotes. As crias são nidífugas, isto é, abandonam o ninho precocemente, neste caso, com poucas horas de vida, altura em que já começam a comer sozinhas. É também o macho quem acompanha as crias, durante nove meses, até se tornarem independentes. As fêmeas praticam poliandria sucessiva, isto é, acasalam com mais de um macho na mesma época reprodutora, conseguindo realizar duas ou três posturas durante esse tempo.
São animais omnívoros.



É uma espécie vulnerável (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Tem sido ameaçada pela destruição do habitat e pela caça.

Sem comentários:

Enviar um comentário